Gestão de PessoasHá muito se tem comentado sobre a importância dos escritórios de advocacia buscarem a profissionalização da gestão. Como qualquer organização, os escritórios são criados e mantidos por pessoas, sobretudo, vendendo serviços que são prestados por pessoas. Assim, um dos fatores críticos de sucesso para a estruturação dos processos de gestão, se não o maior, é conseguir o engajamento dos profissionais. E como isso pode ser alcançado?

DESCRIÇÃO DOS PAPÉIS DAS PESSOAS

As responsabilidades dos profissionais devem ser descritas, preferencialmente, com a informação dos níveis de autonomia e das competências/requisitos para a função. Essa clareza de informações é necessária tanto para facilitar a gestão dos profissionais que já atuam no escritório quanto para uma maior assertividade nos processos seletivos. É muito comum que essa descrição só ocorra quando se busca um profissional no mercado, gerando perfis inadequados e, muitas vezes, utópicos.

ESTABELECIMENTO DE METAS E INDICADORES DE DESEMPENHO

Com base na descrição das responsabilidades e nos objetivos estratégicos da organização, é essencial a definição de metas globais, setoriais e individuais, bem como o estabelecimento dos indicadores de desempenho a elas relacionados e sua divulgação para a equipe.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E FEEDBACKS

O escritório deve estruturar uma avaliação de desempenho com critérios claros e objetivos, relacionados às atividades de cada profissional e às metas definidas.
Uma rotina de feedbacks deve ser implementada para que o time saiba se está no rumo certo, assim como, para que possa planejar a execução e acompanhamento das melhorias eventualmente necessárias.

MERITOCRACIA

Premiar os profissionais com base em seus méritos é um diferencial de gestão extremamente relevante para se alcançar o alinhamento e o engajamento do time. Estabelecer critérios de evolução profissional e financeira com base no desempenho é uma ferramenta que só traz ganhos para todos.

LIDERANÇA

Para que tudo funcione bem é importante que os líderes estejam alinhados e se preparem bem. A comunicação deve ser clara e os gestores devem ser acessíveis, justos, respeitosos e conscientes de suas responsabilidades. Com a implementação de um processo de gestão de pessoas adequado, o grau de satisfação da equipe aumentará e o índice de rotatividade reduzirá, garantindo a manutenção de um time de alto nível e alinhado aos objetivos da organização.
Como consequência, o escritório se destacará perante aos clientes e ao mercado como um todo, pois será representado por profissionais preparados, orientados para resultados e, acima de tudo, felizes.

Invistam em gestão de pessoas e colham bons frutos!

[artigo publicado no Guia de Remunerações 2018 do Mercado Jurídico Mineiro elaborado pela Perroni Consultoria em Recursos Humanos]

2019-07-14T19:27:56-03:00

Sobre o Autor:

Advogado com atuação focada na gestão de equipes jurídicas. Ocupou cargo de Executivo Jurídico em empresas do sistema financeiro e foi sócio em escritórios de advocacia. Especialista em Direito da Economia e da Empresa (FGV-MG). Coach e membro da SLAC.