A necessidade/utilidade de uma gestão profissional, estruturada e estratégica ainda não é clara para alguns membros da comunidade jurídica. Apesar da realidade vir mudando, a cultura do “meu negócio é advocacia, então, se eu sou um bom advogado, terei sucesso” ainda existe. Concordaria (com ressalvas) com a frase acima se a palavra negócio não tivesse sido empregada.

O bom advogado tem grandes chances de obter sucesso no exercício da advocacia, como profissão, mas tem poucas chances de possuir um negócio bem sucedido no mercado jurídico, sem gestão. E para que as chances aumentem, esse é o ponto chave: entender que escritório de advocacia é empresa e departamento jurídico de empresa é área geradora de negócios para a organização, o que torna a gestão imprescindível para ambos.

Uma boa gestão vai garantir que você estabeleça seus objetivos e metas e os alcance de forma mais rápida, gastando menos energia (dinheiro/tempo/esforço). Pode parecer fácil e óbvio definir os objetivos de uma organização que explore atividades jurídicas, mas a cada dia que passa é mais desafiante, principalmente para os departamentos jurídicos e para os escritórios que prestam serviços para empresas.

No cenário atual, não basta atuar com qualidade técnica e de forma diligente, buscando o êxito processual na esfera contenciosa e resguardar os interesses dos clientes no âmbito consultivo. Devem haver metas relacionadas a diversos aspectos como: redução de carteira e de provisão, volume de acordos, recuperação de ativos, índice de eficiência no cumprimento de prazos no atendimento consultivo e de obrigações administrativas, índice de satisfação do cliente (interno/externo), dentre outras.

A atuação jurídica passa a ser medida em todas as suas etapas e, para que seja efetiva, devem ser definidos e acompanhados os indicadores de eficiência dos processos e de alcance dos resultados, e criados planos de ação para realização dos ajustes necessários. Além disso, a atuação proativa e que agregue valor ao negócio, contribuindo para a redução de riscos ou indicando oportunidades, assume caráter primordial na advocacia.

Então, para buscar a excelência e aumentar sua diferenciação no mercado, as organizações jurídicas precisam de processos de negócios estruturados, indicadores financeiros eficientes e um time alinhado às estratégias ou seja, GESTÃO!

Autor: Ricardo Oliveira

2019-07-14T19:38:46-03:00